A Matemática é a única linguagem que temos em comum com a natureza. 
Stephen Hawking

Ilustração: Pêndulo de Newton

A curiosidade é uma das manifestações que contribuíram para o avanço científico e tecnológico. A ciência desempenha um papel muito importante no mundo actual, o desenvolvimento científico tem-se acelerado enormemente.

O mundo actual tornou-se um lugar onde o progresso social é medido pelo grau de desenvolvimento tecnológico. A tecnologia que transformou o mundo depende crucialmente da ciência para renovar-se, e também contribui para ela, mas não devem ser confundidas, confira aqui a matéria diferenças entre ciência e tecnologia.

A ciência tem por objectivo dar solução aos problemas da sociedade, mas as nossas vidas são profundamente afectadas pela tecnologia de forma muitas vezes não benéfica. Basta lembrar os problemas da poluição e do aquecimento global. Os cientistas são frequentemente responsabilizados pelos aspectos negativos decorrentes de suas descobertas, embora o uso que delas se faz depende de factores políticos e económicos alheios a sua vontade. Por mais benéfica que seja a intenção original, ela é frequentemente deturpada.  Vários problemas cruciais de nossa época dependem para sua solução de avanços científicos e tecnológicos, inclusive aqueles que se originam direta ou indiretamente desses avanços. Os problemas da energia e do meio ambiente adquiriram uma importância vital. Por isso os cientistas devem ter a consciência de sua responsabilidade.

A motivação básica da ciência sempre tem sido a de compreender o mundo. É a mesma curiosidade que leva um menino a desmontar um relógio para saber como funciona. Toda essa tecnologia, como foi feita? Como e por que se movem os corpos celestes? Qual é a natureza da electricidade e do magnetismo?  O que é a luz? Qual a origem do universo? Estas são algumas das grandes questões que têm sido abordadas pelos físicos.

O trabalho de pesquisa, motivado pela curiosidade, leva com frequência a aplicações inesperadas de grande importância pratica. Diz-se que o físico Michael Faraday, questionado pelo primeiro-ministro inglês sobre para que serviria sua recente descoberta do fenómeno de indução electromagnética, teria respondido: “quem sabe um dia será taxado pelo governo”. Quase todas as aplicações que fazemos actualmente da energia eléctrica decorrem do efeito descoberto por Faraday. O transístor, o laser, os computadores resultam de pesquisas em física.