Logotipo do Instituto Superior Politécnico de Tete (ISPT)


O Instituto Superior Politécnico de Tete (ISPT) foi criado pelo Decreto nº 32/2005 de Conselho de Ministros de 23 de Agosto, é uma instituição superior público que forma profissionais de ramo de engenharia e economia com grau de Licenciatura. ISPT é dotada de personalidade jurídica, e goza de autonomia científica, pedagógica e administrativa. O ISPT está sediada na cidade de Tete, Província de tete.

Campus ISPT


Os cursos estão divididos em duas categorias: engenharias e economia. Na categoria de engenharia temos a engenharia de minas, engenharia de processamento mineral e engenharia informática. Na economia temos: Contabilidade e Auditoria, Contabilidade e Administração Pública. A instituição ministra 5 cursos no total, no período diurno e noturno.

Campus ISPT - vista aérea


Para ingressar e estudar no ISPT e na maioria de instituições públicas, os candidatos passam por uma prova de selecção designado por exame de admissão, onde o estudante faz um teste de múltipla escolha nas disciplinas bases do curso pretendido. O exame decorre em todo território nacional.

Os candidatos a exame de admissão devem ter concluído a 12ª Classe do sistema nacional de ensino ou equivalente.

As propinas de frequência do curso são pagas semestralmente, ou seja, duas vezes ao ano. Todos cursos tem duração de 4 anos.

A instituição também oferece bolsas de estudos para estudantes que não tenham condições financeiras para custear as despesas do curso.

O ISPT oferece três tipos de bolsas de estudos nomeadamente: bolsa completa, reduzida e redução de propinas. A bolsa completa confere ao seu titular o benefício de subsídio para cobrir despesas de alimentação, alojamento, saúde, transporte, material didáctico, vestuário e isenção no pagamento de propinas. A bolsa reduzida confere ao seu titular apenas a isenção no pagamento de propinas. A redução de propinas confere ao seu titular o benefício de reduzir em fracções de 75, 50, 25% o valor de propinas.

As candidaturas a exames de admissão decorrem nos meses de Dezembro à Janeiro. Os exames são realizados no mês de Fevereiro. Os resultados são publicados até 30 dias após a realização dos exames. O ano Lectivo inicia normalmente no mês de Março para os novos ingressos.

As candidaturas para bolsas de estudos decorrem no mesmo período que as candidaturas para os exames de admissão e no mesmo local. As inscrições e os exames de admissão são realizados em todas províncias, em locais informados pela ISPT no edital publicado nas vésperas de inscrição que normalmente ocorre nos meses de novembro e dezembro.