Plataforma de petróleo (imagem-pixabay) |
Os principais recursos minerais que podemos encontrar neste país são: Carvão, gás natural, petróleo, ouro, ferro, cobre, areias pesadas, mármore, grafite, pedras preciosas e semipreciosas, manganés, titânio, alpatite, bauxite, Calcário, Caulina e Argila. Ainda assim, Moçambique é um dos 10 países mais pobres do mundo.
Niassa – Potencial de Carvão (distrito de Lago) e cobre
Cabo Delgado – Rubens ( Montepuez), grandes depósitos de grafite associado ao vanádio ( Balama e Ancuabe), depósitos de Gás e petróleo (Palma e Mocímboa) e mármore;
Nampula - Ocorrência de metais básicos (cobre, Níquel e zinco) associados ao ouro, vanádio e prata (Monapo e Murrupula), areias Pesadas (Moma e Angoche), fosfato, água mineral, ferro e calcário;
Zambézia – Areias pesadas (Distrito de Pebane e Chinde), Pedras preciosas, tantalite (Distrito do Ile e Alto Molócue) e água mineral.
Tete – grande potencial de carvão (distritos de Moatize, Changara, Mutarara, Marávia e Zumbo); Identificada a ocorrência de metais básicos (cobre, Níquel e zinco) associados ao ouro, vanádio e prata ( Chíduè e Fíngoè), mineralizações de Ferro, Vanádio e Titânio (distrito de Chiúta em Moatize) e grafite e fosfato.
Manica – Ouro, Cobre, Níquel, Bauxite e Água mineral;
Sofala – fosfato, Calcário, em pesquisa gás/petróleo
Inhambane – gás natural (Pande e Temane no Distrito de Inhassoro), Areias pesadas (Distrito de Jangamo) e Calcário;
Gaza – Areias Pesadas ( Distrito de Chibuto e Xai-Xai)
Maputo – Calcário, Água Mineral.
0 Comments
Enviar um comentário