Não é de hoje que a instituição preferencial de muitos candidatos é a Universidade Eduardo Mondlane. O factor melhor universidade é critério de escolha mais usado pelos candidatos que querem ingressar numa universidade, onde o alvo que melhor se encaixa é a universidade mais antiga do país, a Universidade Eduardo Mondlane. Não estará dando-se muita supremacia a essa instituição? É bastante comum um estudante escolher deslocar-se para província de Maputo para estudar na UEM, simplesmente pelo facto de querer ganhar o título de estar na melhor universidade do país, enquanto esse admitiu numa instituição que se encontra localizada a poucos quilómetros da sua casa.
Não estará se dando muita supremacia a essa instituição? É bastante comum um estudante escolher deslocar-se para província de Maputo para estudar na UEM, enquanto esse admitiu numa instituição que se encontra localizada a poucos quilómetros da sua casa, simplesmente pelo facto de querer ganhar o título de estar na melhor universidade do país.
A Universidade Eduardo Mondlane foi durante muito tempo da responsável por formar profissionais para áreas técnicas, e melhor desempenhava seu papel. E por outro lado a universidade pedagógica, actualmente dividida em 5 universidades (Uni Rovuma, Uni Pungue, Uni Licungo, Uni Sabe e Uni Maputo) era responsável por formar profissionais para área pedagógica e melhor desempenhava esse papel. Mas isso não impedia que graduados de cada uma destas instituições exercerem funções fora da sua grade de formação
O que faz uma instituição ser a melhor, que pontos avaliar?
A Qualidade de Ensino, o desempenho dos graduados dessa instituição no mercado de trabalho, a capacidade de solucionar problemas usando conhecimentos técnico científicas. A Qualidade de infraestruturas e o corpo docente são também pontos fortes.
Muitos inferiorizam estudantes da universidade pedagógica, e dão primazia aos da UEM. A verdade é que cada instituição tem lá suas diretrizes e objectivos da sua formação, cada uma destas duas instituições se enquadra melhor no seu campo de actuação
0 Comments
Enviar um comentário