Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.
Haile Selassie

Os jovens começam a pensar na carreira profissional quando entram para o nível pré universitário. É quando o estudante conclui o ensino básico (10ª classe) que começa a escolher caminhos posteriores a seguir. Uns decidem avançar para o ensino médio (11ª classe e 12ª classe) e outros decidem ingressar no ensino profissionalizante.

E para quem optou pelo ensino médio geral, após sua conclusão surge a dúvida: "fazer faculdade ou curso técnico?"

Todas opções são melhores, dependendo das circunstâncias.

Quando fazer curso técnico?

Factor idade e tempo são levados em consideração.

O curso técnico tem duração de 3 anos, melhor optar por esta via o estudante que concluiu a 10ª classe e tenha já traçado de forma clara e objectiva a área profissionalizante que deseja seguir. com o curso técnico vai adquirir adquirir além da possibilidade de construir carreira, um diploma equivalente à da 12ª classe e caso queira ingressar numa faculdade, o fará.

A outra vantagem, a mais importante, a qual se basea esse critério, é o facto de que deste estudante estará na mesma linha do com estudantes que optaram pelo ensino médio geral (12ª classe), onde poderá ingressar quase na mesma fase com eles.

Quando fazer faculdade?

O melhor seria olhar para objectivos e em quanto tempo almeja alcançar, mas isso quase não se enquadra para estudantes da 12ª classe.

O indivíduo que tem a 12ª classe não tem opções relevantes fora além da faculdade. A faculdade tem duração média de 4 anos e o nível técnico tem duração de 3 anos, diferença de 1 ano não implica muita coisa pois estamos num país onde o ter diploma não implica ter emprego.

Considerando que o sucesso financeiro vem apartir do empreendedorismo, o viável para os estudantes da 12ª classe é a faculdade.

Quanto a vantagem e desvantagens

Quanto a demanda de procura de profissionais de nível superior ou técnico é a mesma. Os empregadores por vezes optam por qualquer um dos níveis, valorizando a experiência no sector.

A principal vantagem do profissional de nível super é a questão de salário ser mais alto e a possibilidade de ocupar grandes cargos dentro da empresa.

Mas cá entre nós, o que vale é estabilidade financeira e conhecimento académico, quanto ao resto, é uma simples hipocrisia.

Fica com as seguintes dicas

A sua escolha deve se basear nos seguintes factores:

  • Suas expectativas
  • Sua disponibilidade
  • Qual seria a melhor via olhando para tua situação actual, seja económica, social, psicológica etc.