Accionamento de disjuntores

O Curso técnico Médio de electricidade visa dotar aos graduados de conhecimentos técnicos no campo da electricidade. A função no campo da electricidade pode ser dividida em dois grandes grupos, electricidade residencial e electricidade industrial.

Os cursos técnicos caracterizam-se principalmente por serem muito distantes na teoria e na técnica dos demais cursos do mesmo campo. O electricista residencial possui conhecimento técnico em montagem e manutenção de instalações eléctricas de baixa tensão. Este profissional tem como os edifícios residenciais o seu principal local de actuação. Este é um campo não ministrados de forma isolada pelas escolas públicas moçambicanas por não abrangir sectores indústrias e similares.

O profissional de electricidade industrial possui conhecimento em montagem, manutenção preditiva, preventiva e corretiva em instalações eléctricas e máquinas industriais. Para realizar estes tipos de serviços é necessário ter conhecimentos sobre máquinas elétricas como por exemplo, motores elétricos, pontes rolantes, máquinas de solda, prensas, tornos e fresas. O curso de electricidade industrial é mais completo

electricista industrial tem a indústria como o seu principal campo de actuação. O electricista industrial pode trabalhar em construtoras, assistências técnicas de máquinas industriais e ser dono do seu próprio negócio, realizando prestação de serviços.

O que o profissional de electricidade industrial faz

O electricista industrial é capaz de executar trabalhos de montagem, manutenção de instalações industriais, desenvolver atividades em sistemas eléctricos de máquinas e equipamentos eléctricos, realizando levantamento de cargas, montagem de quadro de distribuição, quadros de comandos, programar controladores lógicos, fazer a instalação de dispositivos, componentes e materiais. Além disso é preciso saber interpretar esquemas e diagramas eléctricos.

Onde estudar?

Os cursos técnicos industriais do campo de electricidade são ministradas em várias instituições técnico médio profissionais distribuídos ao longo do país. Vamos destacar algumas por Província:

  • Maputo: instituto Industrial e comercial da Matola, Instituto de Computação Armando Emílio Guebuza, Instituto industrial de Maputo
  • Gaza: Instituto Industrial de Inhamissa
  • Inhambane: Instituto Salesiano de Inharrime
  • Sofala: Instituto industrial e Comercial da Beira
  • Manica: instituto Politécnico de Machaze
  • Tete: Instituto médio Dom Bosco, Instituto Industrial de Matundo
  • Nampula: Instituto Industrial de Carapira, Instituto Industrial e Comercial de Nampula
  • Zambézia: Instituto Agro-Industrial de Gorue, Instituto Industrial e Comercial Frei Benito
  • Cabo Delgado: Instituto industrial de Macomia
  • Niassa: Instituto industrial e Comercial Ngungunhane