Carvão Natural

Carvão Natural, também conhecida como Carvão mineral é um combustível natural, extraído na natureza através da mineração, artesanal ou industrial. A sua formação é através da fossilização de troncos, raízes, galhos e folhas de árvores, um processo que acontece por milhares de anos. A sua matéria prima é constituída de hidrogénio (H), oxigénio (O) e carbono (C), mas com o tempo, o hidrogénio e o oxigénio são eliminados na forma de água (H2O), dióxido de carbono (CO2) e metano (CH4) formando o carvão mineral, que é uma mistura de substâncias complexas ricas em carbono.

Formação

Quando as partes vegetais morrem e focam encobertos por pántanos e brejos e entram em decomposição, resulta numa acção que com o tempo, e mais a pressão exercida pelo material que ali se acumula, uma massa negra homogénea, que forma as jazidas de carvão. Uma vez consolidado, torna-se um mineral de cor preta ou castanha altamente combustível,

Tipos de Carvão natural

Existem 4 tipos de carvão natural, resultantes percentual do carbono na sua composição.

  • Turfa: material vegetal que possui teor de carbono entre 55% e 60% e permite a identificação dos restos vegetais. Seu poder calorífico é inferior a 4.000 kcal.

  • Linhito: rocha sedimentar formada a partir da compressão da turfa. Possui teor de carbono entre 67% e 78%. Seu poder calorífico é inferior a 4.000 kcal.

  • Carvão betuminoso ou hulha: rocha sedimentar composta por betume (mistura líquida de cor escura e alta viscosidade). Possui teor de carbono entre 80% a 90%. Seu poder calorífico é entre 7.000 a 8.650 kcal.

  • Antracito: tipo de carvão compacto e sólido. Possui teor de carbono de 96% e corresponde à forma mais pura do carvão mineral. Contém pouco ou nenhum betume

Utilização de Carvão Natural

O carvão natural é o combustível fóssil mais acessível a população e o mais abundante na natureza. Através da sua combustão, o carvão mineral pode gerar diversos subprodutos, bem como gerar energia.

A utilização do carvão tornou-se mais intensa no período da Revolução Industrial. O carvão mineral era utilizado para viabilizar o funcionamento das máquinas a vapor. Com a descoberta do petróleo e gás natural, o carvão natural foi substituído em alguns sectores,  diminuindo assim a sua utilização.

Veja agora o campo de utilização por tipo

  • Turfa: ao retirar a umidade desse tipo de carvão, é cortado em blocos e, posteriormente, utilizado em fornalhas, termoelétricas, para obtenção de parafinas, de alcatrão (mistura de hidrocarbonetos aromáticos), de cera, de amônia, entre outras substâncias.
  • Linhitos: após sua secagem, esse tipo de carvão é utilizado em gasogênios industriais e para obter subprodutos como o alcatrão, ceras e parafinas. A cinza proveniente da combustão do linhito pode ser destinada à produção de cerâmicas.
  • Hulha: é usada diretamente em forno em usinas termoelétricas, na obtenção de alcatrão, sendo a hulha sua principal fonte natural.
  • Antracito: é o tipo de carvão utilizado como combustível, gerando pouca fuligem. Apesar de queimar com facilidade, sua combustão é lenta, sendo, assim, destinado ao uso doméstico e também para a fabricação de filtros de água
Carvão uso doméstico


Onde podemos encontrar carvão natural em Moçambique

A exploração dos recursos naturais garante o crescimento económico do país, sendo o sector de mineração, petróleo e gás as que mais dinheiro colocam nos cofres do estado. Pela falta meios industriais nacionais competentes para exercer essa actividade, ela é 100% feita por indústrias de países estrangeiros, predominantemente as chinesas, sul africanas e americanas.

As províncias de Niassa (em lago) e Tete (distritos de Moatize, Changara, Mutarara, Marávia e Zumbo) são as que mais exploram esse recurso, e com grandes reservas. A sua extracção é feita maioritariamente por pequenos mineiros locais.