Somente haverá tecnologia amanhã se houver dedicação e investimento em ciência no agora, no hoje.
Edilson Gomes de Lima

Ciência e tecnologia são termos bastante usados no dia a dia, tanto por especialistas nestas áreas ou por leigos. A ciência desempenha um papel muito importante no mundo contemporâneo, através dela, vários problemas da sociedade foram solucionados, permitindo a criação da tecnologia, simplificando de forma significativa certas actividades complexas.

Embora estes dois termos sejam comumente atribuídos para representar uma mesma situação. Um carro autónomo representa a tecnologia, mas ela foi possível graças a ciência, é possível aliviar a dor de cabeça com o paracetamol graças a ciência, mas a sua fabricação é feita por meio de equipamentos tecnológicos. A existência da tecnologia depende da ciência, e por outro lado a tecnologia ajuda a ciência para a realização de procedimentos científicos. A ressonância magnética é um procedimento científico, mas a realização é feita por uma tecnologia. 

A ciência explica os fenómenos obedecendo leis que foram verificadas por métodos experimentais, enquanto a tecnologia é um produto da ciência que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas para a resolução de problemas

Etmologicamente a palavra ciência deriva do latim scientia, cujo significado é "conhecimento" ou "saber". A palavra tecnologia tem origem no grego "tekhne" que significa "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo".  As ciências mais conhecidas são a física, química, biologia e matemática, então a tecnologia surge apartir da implementação destas ciências.