Parte I

Cubo capa
Eu sou Bila, quero contar um pouco da minha história, hoje sou um cara de inspiração, bilionário, filantropo e visionário. Eu sou o fundador da maior empresa de tecnologia de Moçambique.

Filho de uma doméstica e um segurança. Sim, nasci numa família pobre que vivia de um salário de dois mil meticais, e como a vida dá cada tipo de batalha, para o meu azar, não bastava ser apenas pobre, o meu pai era um alcoólatra e com isso vinha agressões físicas contra minha mãe e várias turbulências no seio da família. A minha infância e juventude foi um jogo de sobrevivência.

Minha infância foi como de muitas outras que pela ironia da vida, acabam nascendo numa família como a minha. E nem todas conseguem vencer e acabam sendo desgraçadas pelas duras pedras da vida.

Mas nem tudo eram lágrimas de tristeza, para minha felicidade, fui um cara inteligente. "Não aquela inteligência que talvez possas estar pensando", eu era (contínuo sendo) um cara curioso, investigativo, queria saber tudo e com isso eu corria atrás do conhecimento. Aprendi a saber estar e ser em cada tipo de situação, seja ela boa e ruím. A inteligência fez de mim um bom estudante (pelo menos até o ensino secundário).

Não tive dificuldades para concluir o ensino geral, Graças a Deus eu gostava de estudar. E como a maioria dos estudantes, eu tinha o sonho de fazer faculdade. E então estudei muito e concorri na melhor universidade do país, a UEM e consegui admitir num dos cursos mais concorridos e mais cobiçados, engenharia Informática. Aquilo foi um sonho.

Apesar das minhas conquistas académicas, eu continuava pobre, um desgraçado financeiramente. Nesta época, o meu objectivo já não era diploma, mudei de foco e o objectivo principal era ter dinheiro.

Nas minhas tentativas de ganhar dinheiro acabei deixando de lado o empenho académico, e essa decisão era pra mim a melhor, pois eu sabia que o diploma não me faria rico. Vários projectos, apostas em projectos de terceiros eu fiz.

Para o meu azar, tudo deu errado. As tentativas de ser rico foram um fracasso, e para aumentar a minha dor, a minha vida académica estava péssima. E esse foi o meu fundo do poço, pobre financeiramente e academicamente.

Ler Parte II.