Médicos e enfermeiros cuidam da saúde das pessoas, com objectivo de proporcionar uma qualidade de vida melhor. Ambos profissionais trabalham em hospitais, clínicas e outras instituições de saúde. Escolher uma entre essas duas áreas é uma decisão difícil para os estudantes, embora a maior parte acabe escolhendo medicina por supostamente ser visto como a melhor opção. É importante deixar claro que tanto a medicina, como a enfermagem são óptimas opções dependendo de vários factores individuais de cada pessoa. Medicina não é a melhor opção para todo mundo, e o mesmo acontece com a Enfermagem. O mais importante é saber qual das profissões se encaixa melhor no seu perfil e suas ambições.
Algo que as duas profissões tem em comum é o alto índice de empregabilidade. A área da Saúde é carente de profissionais especializados, e médicos e enfermeiros não possuem muita dificuldade para arrumar emprego, mesmo logo após formados.
Diferenças
As diferenças entre estas duas carreiras já começam no curso de graduação. Enquanto o aluno de Enfermagem tem aulas em meio período e estuda por cerca de 4 anos, quem faz Medicina tem que se dedicar aos estudos por pelo menos 6 anos e com aulas em período integral.
Enfermagem
O foco do trabalho de um enfermeiro é o cuidado com os pacientes. Ele é responsável por prestar os primeiros socorros, coletar materiais para exames, administrar medicamentos, monitorar os sinais vitais, fazer curativos, entre outros.
O enfermeiro acompanha o paciente durante o tratamento, cuidando para que sejam cumpridas as prescrições médicas, e passa muito mais tempo com os enfermos do que o próprio médico. É sua responsabilidade manter a ficha do paciente atualizada e informar o médico sobre a situação do paciente.
O curso de Enfermagem é uma boa opção para quem precisa conciliar trabalho e estudos e deseja uma colocação no mercado de trabalho mais rapidamente. Além do curso de graduação que forma enfermeiros, é possível trabalhar nesta área fazendo o curso de técnico ou de auxiliar de enfermagem, com duração inferior a dois anos.
Os exames de admissão e processos selectivos para entrar em uma faculdade de Enfermagem são bem menos concorridos que os de Medicina e, no caso das privadas, as mensalidades são mais baratas que medicina. Por outro lado, a remuneração média do profissional de Enfermagem é, em média, inferior à do médico.
Medicina
O objectivo do curso de Medicina é formar profissionais capazes de diagnosticar doenças, distúrbios e outros problemas de saúde e propor um tratamento adequado.
Na maioria das universidades o curso de Medicina é o mais concorrido. Além disso, nas Universidades Privadas, é um dos que têm mensalidades mais caras.
As aulas são em período integral e, como a carga de estudos é bastante intensa, é muito difícil ter um emprego durante a faculdade. Por esta razão, quem deseja fazer o curso de Medicina precisa considerar que vai ficar pelo menos seis anos dedicado somente à faculdade, sem poder trabalhar.
Depois de formado, o médico pode actuar como clínico geral. Caso deseje obter uma especialização em alguma área médica (como Ortopedia, Cardiologia, Pediatria, etc.), precisa estudar por mais alguns anos.
Apesar do longo período de estudos, a Medicina é uma das profissões de nível superior que pagam os melhores salários do País. Além disso, dependendo de onde o médico trabalhar e de sua especialidade, ele pode optar por horários de trabalho mais convenientes, diferente do enfermeiro, que na maioria das vezes não consegue fugir muito dos plantões.
Algumas pessoas ficam em dúvida se vale a pena fazer o curso de Enfermagem como uma preparação para Medicina. Se você está decidido que quer se tornar um médico, o curso de Enfermagem pode frustrá-lo e adiar seu sonho. Estudar Enfermagem não torna mais fácil entrar em uma faculdade de Medicina. Além claro, essa maratona exigiria bastante tempo da sua vida, e a vida não é feita só de estudos.
Onde Estudar
instituições públicas
Licenciatura em medicina:
Licenciatura em Enfermagem
Instituições Privadas
Licenciatura em Medicina:
Licenciatura em Enfermagem:
0 Comments
Enviar um comentário