A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através dela que a filha de um camponês se torna médica, que o filho de um mineiro pode chegar a chefe de mina, que um filho de trabalhadores rurais pode chegar a presidente de uma grande nação.
Nelson Mandela

Universidade Maputo (UniMaputo) foi a primeira instituição moçambicana totalmente vocacionada para a formação de professores no país para todos níveis de ensino.

Edifício Sede da Universidade Maputo - Lhanguene

UniMaputo é uma instituição de nível superior moçambicana, criada da extinção da Universidade Pedagógica de Moçambique (UPM), que integra a então UPM-SEDE. Pela letra da lei seu nome é Universidade Maputo, mas é comumente chamada de Universidade Pedagógica de Maputo, ou somente por seu nome anterior Universidade Pedagógica. Foi fundada em 1985 como Instituto Superior Pedagógico (ISP), por diploma ministerial nº 73/85, de 4 de dezembro, como uma instituição vocacionada para a formação de professores para todos os níveis do Sistema Nacional de Educação (SNE) e de quadros da educação. Quando da sua criação, a instituição funcionou nas instalações da Escola Preparatória General Joaquim José Machado, em Maputo.

A extinta Universidade Pedagógica era a única Universidade que cobria todas províncias do país, através de suas delegações, que outrora viraram Universidade independentes.

Localizada na cidade de Maputo, a UniMaputo promove um ensino vocacional formando técnicos superiores com qualidade, que contribuam, de forma criativa, para o desenvolvimento económico e sociocultural sustentável de Moçambique.

Ingresso à UniMaputo

As diretrizes de ingresso a UniMaputo são semelhantes com demais instituições públicas. Como o número de candidatos que deseja ingressar no ensino superior é maior que as vagas disponíveis, estes passam por um teste de selecção (exame de admissão). Apartir dos resultados obtidos no exame de admissão, a universidade selecciona os estudantes com as melhores notas e ainda usa factor idade e gênero, dando maior privilégio aos mais novos e candidatos de sexo feminino.

Para o estudante passar por exame de admissão, deve ter a 12ª classe concluída ou nível médio do ensino profissional. A candidaturas acontecem nos meses de novembro e dezembro, após a publicação do edital no mesmo período. 

A organização dos exames de admissão é feita em parceria com as demais instituições que resultaram da extinção da universidade pedagógica de Moçambique, nomeadamente: UniLicungo, UniPungue e UniRovuma. Os candidatos a estás 4 instituições passam pelo mesmo exame de admissão.

Cursos

Os cursos ministrados pela Universidade Maputo estão distribuídas nas oito (08) faculdades que são: Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes; Faculdade de Ciências Sociais e Filosóficas; Faculdade de Ciências da Terra e Ambiente; Faculdade de Educação e Psicologia; Faculdade de Ciências Naturais e Matemática; Faculdade de Educação Física e Desporto; Faculdade de Engenharia e Tecnologias; e Faculdade de Economia e Gestão. Os cursos mais concorridos são no seu todo cursos de docência no ensino geral (primário e secundário) ministrados no período laboral.