Apesar da Matemática ser uma ciência detestada por muitos estudantes, há muita demanda pelo curso nas várias universidades do país. E cada uma vocaciona para área específica quanto a actuação na sociedade.

Como é o curso?

Claro que a estrutura curricular apresenta disciplinas matemáticas, as mais conhecidas são a Geometria, Álgebra, análise matemática, Estatística e probabilidade, Trigonometria e Aritmética. O estudos destas áreas é bem mais aprofundado em comparação ao que é ensinado em faculdades de Engenharia ou em cursos como Física e Similar. Faculdades de matemática voltadas na formação de professores, a grade apresenta também disciplinas de didática, filosofia e psicologia. A duração do curso é de 4 anos.

Carreira

O Matemático é o profissional que estuda e trabalha com matemática. Embora a maior parte das pessoas formadas na área trabalhem na área da educação e ensino, não é a única opção para estes profissionais! Se é uma pessoa que gosta de organização e lógica, esta pode ser uma carreira muito gratificante. O matemático pode também actuar nos centros de investigação e pesquisa, informática, medicina, economia e Finanças.

O que o matemático faz?

Na indústria, o matemático pode desempenhar actividades em sectores como:

1. Design de Produtos: Realiza testes e simula a funcionalidade de embalagens dos produtos optimizando sua forma.

2. Produção: Optimiza os processos de produção para evitar desperdícios, gerencia a cadeia de suprimentos e atua na modelagem de sistemas de produção.

3. Gerenciamento Ambiental: Cria modelagens com o intuito de auxiliar decisões a respeito de produtos ou processos que causam danos ao meio ambiente.

4. Medicina: Actua na recuperação de imagens obtidas por exames como tomografias e ressonâncias. Quantifica a leitura de imagens de ultrassonografia.

5. Economia e Mercado Financeiro: Faz projeções de risco. Otimiza o gerenciamento de investimentos. Realiza modelagem de produtos financeiros.

6. Ciências Computacionais: Cria algoritmos para software e também traduz modelos matemáticos para a linguagem computacional.

Onde estudar?

Universidades que ministram esse curso não faltam, e estão distribuídas em todo país. Para quem deseja seguir o sector de docência, têm Universidade Pedagógica de Maputo, Universidade Pungue, Universidade Licungo, Universidade Rovuma, Universidade Save, Universidade Católica de Moçambique. Para quem deseja vocacinar se na investigação e pesquisa, pode optar pelo curso de Matemática Pura oferecida pela Universidade Eduardo Mondlane.