Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas.
Sêneca 

A natureza é cheia de fenómenos que maravilham e intrigam os nossos sentidos. Os fenómenos do relâmpago e trovão são um exemplo frequente das maravilhas e mistérios da natureza. E de certeza que já se perguntou o porquê de o feixe do relâmpago emergir pelo céu antes que o som do estrondo do trovão.

O relâmpago e o som do trovão são provocados por descargas eléctricas durante ocorrência de uma mudança meteorológica, um cenário em que a atmosfera está instável e as massas de ar frio encontram-se com as massas de ar quente. Como as massas de ar quente tendem a subir, acabam colidindo com as massas de ar frio e essa colisão forma gotículas de água e por vezes a colisão é tao forte que criam descargas eléctricas. Deste modo, o relâmpago(raio) é uma descarga eléctrica e o som surge do deslocamento de ar da passagem do raio.

Por que vemos primeiro o relâmpago antes de ouvir o som do trovão?

A luz do raio surge primeiro porque a velocidade da luz é superior que a velocidade do som. A velocidade da luz é de aproximadamente 300 000km/s, enquanto que a velocidade do som em condições normais de pressão é de 343m/s