Tudo é precioso para aquele que foi, por muito tempo, privado de tudo.
Friedrich Nietzsche

Um dos maiores desafios enfrentados pelo governo moçambicano é a redução do alto índice de desemprego, o que também se estende aos empregadores privados e às próprias pessoas em busca de emprego, através do empreendedorismo.

O emprego é uma relação de compromisso entre um indivíduo e uma empresa, na qual o indivíduo presta serviços em troca de ganhos ou remuneração. Geralmente, o emprego é obtido por meio de concursos públicos, nos quais um dos requisitos exigidos é o diploma de habilitações literárias, que é um documento emitido por uma instituição de ensino certificando que o indivíduo alcançou um determinado grau acadêmico.

O diploma tem sido considerado como o meio mais viável para garantir estabilidade no mercado de emprego, porém, esse meio torna-se insustentável em certo ponto, uma vez que nem todas as áreas de conhecimento ou cursos são altamente demandados pelos empregadores, levando a uma competição acirrada em determinadas áreas de formação. Além disso, muitas vezes os graduados possuem uma qualificação baixa, o que contribui para a irrelevância do diploma. Outro fator é o reduzido número de empregadores em diferentes áreas de conhecimento no país, sendo o governo o maior empregador.

Atualmente, ter um diploma não é mais determinante para uma carreira profissional de sucesso, uma vez que o mercado de trabalho exige não apenas conhecimento teórico-científico, mas também habilidades práticas e técnicas. O dinamismo do conhecimento, especialmente nas áreas de tecnologia, faz com que a aprendizagem seja contínua, mesmo após a obtenção de um diploma, uma vez que as formas de aplicação do conhecimento estão em constante mudança.

Nesse contexto, o empreendedorismo tem se tornado uma opção para muitos desempregados, assim como uma oportunidade de crescimento para aqueles com ideias visionárias. Com o cenário em que existem mais graduados do que empregadores em Moçambique, as empresas existentes muitas vezes não têm condições de empregar todos os candidatos com diploma, mesmo que sejam altamente competentes. Portanto, a implementação do empreendedorismo tem se mostrado uma alternativa para enfrentar o desafio do desemprego no país.

É importante ressaltar que a formação e obtenção de um diploma ainda possuem importância, principalmente quando provenientes de instituições de ensino de excelência, uma vez que é por meio da formação que se adquire o conhecimento teórico-científico necessário para buscar soluções para os problemas da sociedade. Por exemplo, profissionais como médicos, engenheiros e outros especialistas precisam passar por uma formação adequada para exercer suas funções. No entanto, atualmente, um diploma isolado muitas vezes não é suficiente, pois o mercado de trabalho exige habilidades práticas e conhecimentos em ferramentas específicas, que podem ser adquiridos por meio de cursos práticos e pela montagem de um portfólio de trabalhos desenvolvidos ou em andamento, o que pode ser determinante para a contratação em até 100% dos casos.