O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre.
Waldemar Valle Martins 

Se fizermos uma comparação entre estudantes da geração que parte de 1999 até aos dias de hoje com a geração anterior à 1999, percebe-se facilmente que o intelecto da geração 1999 para diante é relativamente mais baixa. Hoje em dia é comum encontrar estudantes do último nível do ensino geral sem conhecimentos básicos da ciência, como a leitura e a matemática básica, e ainda mais lamentável, encontra-se o mesmo cenário nas universidades.

Todos estamos de acordo comum que a qualidade de ensino em Moçambique deixa a desejar. Vários factores são apontados como influenciadores para baixa qualidade de ensino, as quais estão em destaque o salário e a própria qualidade dos professores.  A Moz Conteúdo listou 6 factores que influenciam negativamente na qualidade da educação em Moçambique:

Qualidade na formação dos professores: Antes de culpar o salário, há necessidade de olhar a competência dos professores. Muitas instituições de formação foram criadas, mas poucas foram preparadas para melhor servir no contexto de qualidade de transmissão de conhecimentos. O estudante universitário de hoje não faz seu próprio trabalho investigativo, paga para quem sabe o fazer, e isso vai ainda mais longe e atinge também os trabalhos de culminação do curso.

Critério de Contratação dos professores: Moçambique ainda não têm cobertura desejável de professores pelas escolas do país, principalmente às localizadas nas zonas rurais, obrigando o ministério da educação, entidade contratadora, a integrar professores pouco qualificados para o efeito, como forma a fazer face o défice destes.

Salário insustentável: Talvez o factor mais impactante. A classe dos professores é uma das classes dos trabalhadores públicos com o salário mais baixo. Remodelar o salário dos professores para um nível sustentável, serviria de motivação para melhor exercer seu trabalho.

Sistema de Educação: Não se pode descartar a própria estrutura da educação, o problema pode vir de todos ângulos. Há que se rever e estudar os critérios de passagem, avaliação e estruturação da própria matéria leccionada.

Inferiorização das escolas publicas por parte da classe de elite: Há uma tendência por parte dos homens com maior poder económico evitar colorem seus filhos em escolas publicas ou mesmo em escolas nacionais. Se até os superiores e reguladores da educação evitam passar pelo seu próprio sistema de educação, isso significa que há um desprezo e não confiança na qualidade do sistema de educação por eles desenhado.

Redes Sociais: Não podemos lançar a culpa apenas para os professores e seus subordinantes. O estudante também tem seus deveres, que quando melhor cumpridas, contribuem para melhor compreensão da matéria. Os deveres do estudante são aniquiladas pela tecnologia, embora o objectivo da tecnologia seja melhorar vários aspectos sociais, ela quando mal usada e gerida pode desencadear uma serie de malefícios, dentre elas está o aprendizado.