Essa é uma das questões mais levantadas por quem deseja aumentar alguns centímetros na sua altura. Uma altura baixa causa desconforto para algumas pessoas, principalmente os rapazes, ser alto dá uma sensação óptima e aumenta o autoestima. Outro factor que faz muitos jovens procurar por soluções para aumentar sua altura é por motivos de relacionamento, o homem se sente desconfortável quando é mais baixo que a mulher. E não é segredo para ninguém que as mulheres se sentem mais atraídas por homens mais altos.


A pessoa cresce até chegar à puberdade. Os homens costumam crescer, em média, até os 18 anos e as mulheres por volta dos 15 anos. Mas esta fase do desenvolvimento pode variar de acordo com a sua herança genética, alimentação e hábitos de vida.

Factores externos representam apenas 20% do estímulo do crescimento, porém, para muitas pessoas é uma diferença considerável, especialmente para quem tem uma expectativa de crescimento baixa. Alimentação saudável, actividade física regular, sem a presença de peso ou estímulo em excesso e a boa qualidade de sono, são medidas que comprovadamente, estimulam o crescimento da pessoa.

No caso de baixa estatura por problemas de saúde, como doenças genéticas, doenças da tireoide e/ou desnutrição, existem tratamentos mais específicos. O médico endocrinologista é o responsável por identificar a causa e tratar o problema.

Já agora, é possível crescer mais depois de tornar se adulto?

Após os 18 anos não é mais possível aumentar a altura. E não há terapia hormonal que permita continuá-lo na vida adulta artificialmente. A culpa é das placas epifisárias: cartilagens que ficam nas extremidades dos ossos longos, como as pernas e os braços, que têm capacidade de crescimento. Durante a infância e adolescência, algumas células das placas epifisárias se multiplicam, enquanto outras aumentam de tamanho. Isso faz com que os ossos (e consequentemente, a pessoa) cresçam. Durante esse período, costuma-se dizer que as placas estão “ativas” ou “abertas”. Essas células começam a calcificar (endurecer) por volta dos 18 anos graças aos hormônios sexuais, como estrogênio e testosterona. Daí para frente, não tem mais como crescer de forma natural.

A única opção é uma cirurgia estética cara, dolorosa e invasiva (que surgiu originalmente para igualar o comprimento das pernas em pessoas feridas ou com problemas congênitos). Primeiro, uma armação de metal é posicionada em torno das coxas do paciente e fixada ao fêmur com pinos que penetram na pele. Também existem armações totalmente internas. Então, o médico quebra o fêmur e usa armação para afastar as duas metades do osso um milímetro por dia, forçando-o a cicatrizar mais longo do que antes. Dá para ganhar até 6 cm de altura. Mas o processo é extremamente doloroso. Após a cirurgia, o paciente ainda deve passar por fisioterapia para evitar complicações.

Este procedimento chama-se Ilizarov e foi batizado em homenagem ao médico soviético Gavriil Ilizarov, que descobriu que o osso poderia se regenerar após ser quebrado e propôs maneiras de usar esse princípio na traumatologia.

Então qual é a solução para os baixinhos?

Existem sites e aplicativos que mostram exercícios para aumentar a altura, porém nenhum exercício pode aumentar seu tamanho quando adulto. Mas praticar esses exercícios pode ajudar a melhorar a postura do seu corpo, dando aparência de ser mais alto.

Postura pilates dá sensação de ser mais alto

Então pratique exercícios de alongamento dos membros, da coluna e uma boa alimentação, isso ajudará bastante a melhor a sua postura física, se possível pode procurar um profissional da área.