Bandeira de Moçambique
Bandeira de Moçambique

Moçambique, oficialmente designado República de Moçambique, fica localizado na costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Tanzânia, a noroeste pelo Malawi e Zâmbia, a oeste pelo Zimbábwe, a leste pelo Canal de Moçambique e Oceano Índico, e a sul e sudoeste pela África do Sul e Suazilândia. Tem uma área de 801.590 km² e uma população estimada em 30,832,244 habitantes (dados de 2021).

Faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, da SADC, da Commonwealth, da Organização da Conferência Islâmica e da ONU.

Curiosidades sobre a terra do pérola do Índico:

1. O homem mais alto do mundo já foi Moçambicano. Gabriel Mondlane ostentou o título do homem mais alto do mundo por um bom tempo. Conhecido como o gigante de mandjacaze, teve seu nome no Guinness Book (livro dos recordes).

Nascido em 1945 na província de Gaza, no ano de 1969 Gabriel Mondlane saiu de Moçambique para Portugal, onde passou a ser exibido como artista de círculo. Tendo regressado a Moçambique depois da independência, e em 1990 ele sofreu um acidente, uma grave queda causou um traumatismo craniano e morreu no hospital de Maputo.

2. O tema "Nwahuwana" do músico moçambicano Wazimbo fez parte da trilha sonora do filme americano "The Pledge (A Promessa)"?.

O tema "Nwahuwana" foi escolhido para fazer parte da trilha sonora do filme americano "The Pledge (A Promessa)", de 2001.

3. Moçambique tem a maior ponte suspensa de África. A ponte Maputo-Katembe inaugurada em 10 de Novembro de 2018 é actualmente a maior ponte suspensa do continente africano.

4. Graça Machel é a primeira e única pessoa no mundo a ser primeira dama de dois países diferentes.

Graça Machel foi a primeira-dama de Moçambique, quando casou-se com Samora Machel, o primeiro presidente de Moçambique, morto em 1986 e foi a primeira dama da África do Sul, quando casou-se com Nelson Mandela, em 1998, o primeiro presidente negro da África do Sul, falecido em 2013. Pelos casamentos, segundo o Guinnes Book, Graça Machel tornou-se a única pessoa no mundo a ser primeira-dama de dois países diferentes.

5. Alguns cenários de filmes de Hollywood foram filmadas em Moçambique. Filmes como “Ali” (Will Smith), “A Intérprete” (Nicole Kidman) e Blood Diamonds (Leonardo Dicaprio) tiveram cenas filmadas em Moçambique.

6. Galinha a zambeziana ocupa o 12º lugar na lista das melhores comidas do mundo.

Pois é, um dos melhores pratos do mundo, segundo a CNN, é o moçambicano frango à zambeziana.

7. Moçambique é o único país a ter uma arma moderna na bandeira: uma AK-47 aparece cruzada com uma enxada. O símbolo nacional foi instituído em 1983, e a arma relembra a luta armada que defendeu o país contra o colonialismo.

8. Moçambique tem duas medalhas olímpicas: Maria de Lurdes Mutola ganhou o bronze nos 800 metros, em 1996, e o ouro em 2000.

9. Moçambique é o único país com um nome só que possui todas as vogais em sua escrita.

10. A Capela de Nossa Senhora de Baluarte foi construída pelos portugueses em 1522, sendo o considerado o mais antigo prédio com arquitetura europeia construído no Hemisfério Sul.

11. O nome Moçambique é derivado do governante da Ilha de Moçambique antes de os portugueses estabelecerem uma colônia por lá em 1505: o cara se chamava Mussa Bin Bique

12. No contexto moçambicano as populações macúa-lómué foram as mais sacrificadas pela escravatura. Muitos deles foram exportadas para as ilhas Mascarenhas, Madagáscar, Zanzibar, Golfo Pérsico, Brasil e Cuba. Até cerca de 1850, Cuba constituía o principal mercado de escravos Zambezianos.

13. A pena de morte já foi praticada em Moçambique. Abolida para todos os crimes desde 1990. Antes disso, fora praticada sistematicamente a partir de 1979 (menos de quatro anos após a independência) contra alegados atos de banditismo.