AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida) - imagem (pixabay) |
Não se sabe a data exacta da primeira transmissão da doença, mas estima se que tenha acontecido por volta de 1930 na África, onde teria ficado restrita a tribos da região Central. Mas só foi identificada em 1981.
O HIV começou a circular em humanos por meio do contacto com o sangue infectado de chimpanzés, quando o homem caçava esses animais para se alimentar e domesticar. Através da mutação, vírus que Chimpanzés portavam deram origem ao HIV.
Origem do HIV
O que são o HIV e a SIDA?
HIV (Vírus de Imunodeficiência Humana) - é o vírus responsável por desencadear a SIDA (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida). O HIV ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o ADN (Ácido desoxirribonucleico) dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção. Trata-se de um retrovírus com genoma de ARN (Ácido Ribonucleico) que pertence à família Retroviridae e gênero Lentivirus.
SIDA é a fase avançada do HIV, é a fase que o sistema imunológico está afectado, células de defesa estão destruídas, desencadeando assim uma série de infecções. Esta fase faz com que o portador da SIDA seja propensa a doenças, tornando-se susceptível a problemas de saude que podem levar a morte da pessoa.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
Como o HIV se espalhou pelo Mundo
Belga (hoje República Democrática do Congo) também ajudaram a levar a doença para outros países. “Entre 1960 e 1980 surgiram diversos casos de doenças que ninguém sabia explicar, com os pacientes geralmente apresentando sarcoma de Kaposi, um tipo de câncer, e pneumonia. O primeiro caso comprovado de morte provocada pela aids é deum homem que morava em Kinshasa, no antigo Congo Belga (hoje Congo). Isso, porém, só foi descoberto décadas depois, com um teste feito no sangue dele, que estava guardado congelado.
0 Comments
Enviar um comentário