Na medida em que as leis da matemática se referem à realidade, elas não são certas, e, na medida em que são certas, elas não se referem à realidade
 Albert Einstein

O Sistema internacional de unidades é uma linguagem de medidas correspondentes às grandezas físicas padronizadas reconhecidas internacionamente. O SI de unidades permite que os profissionais de diversas áreas da ciência e engenharia possam entender medidas independentemente do país no qual a medida é realizada.

O SI de unidades foi adoptado pela Confêrencia Geral de Pesos e Medidas, em 1960 na França. Nesse sistema, existem sete principais unidades que são o comprimento, tempo, massa, corrente eléctrica, temperatura, quantidade de matéria e intensidade luminosa das quais as unidades de todas as outras quantidades físicas podem ser derivadas.

Embora as unidades do SI tenham sido oficialmente adoptadas no mundo todo, certas unidades inglesas não estão definidas no SI e são comumente empregados na prática nos Estados Unidos. Isso acontece porque os Estados Unidos simplesmente reconhece o sistema SI, mas não está oficialmente o seguindo. Por exemplo, as distâncias são ainda especificadas em pés e milhas, enquanto os motores eléctricos são classificados em cavalos. Assim ocasionalmente você precisará converter unidades fora do SI para unidades do SI.

Unidades fundamentais do SI
Unidades fundamentais do SI


Factores de conversão de algumas unidades
Factores de conversão de algumas unidades