A primeira regra de qualquer tecnologia utilizada nos negócios é que a automação aplicada a uma operação eficiente aumentará a eficiência. A segunda é que a automação aplicada a uma operação ineficiente aumentará a ineficiência.Bill Gates
O engenheiro informático pode trabalhar em empresas e indústrias de tecnologia, de automação, robótica telecomunicações, informática, electrónica. Este profissional encontra boas oportunidades de emprego também em bancos, instituições financeiras, empresas de comércio eletrônico e de consultoria tecnológica.
A informática está presente em quase tudo, desde um simples aparelho de som moderno, à grandes máquinas de gerenciamento de grandes volumes de dados, máquinas industriais. pode trabalhar em empresas e indústrias de tecnologia, de automação e de robótica. ATMs e outros. No mundo actual, que está cada vez mais informatizada, a maioria das máquinas carregam consigo algum sistema que o controla.
Em Moçambique os potenciais empregadores são a banca e empresas de telecomunicações e telefonia. Com o crescente investimento na indústria de petróleo e mineração e agricultura, a demanda por profissionais de informática tem crescido bastante nestes sector. As funções pelo qual o engenheiro informático é requisitado são a seguir mencionadas:
Banca: Projectistas e desenvolvedores de software, cientistas de dados e sistemas. A banca é um sector que trabalha com informações sensíveis, então são muitos requisitados os cientistas de dados, especialistas em ciber-segurança, manutenção de caixas electrónicas e infraestruturas informáticas como às de redes de computadores. As principais bancas são o Banco de Moçambique (BM), banco internacional de moçambique (BIM), banco comercial e de investimento (BCI), Standard Bank.
Telecomunicações e Telefonia: trabalham com a projecção e montagem de equipamentos e infraestruturas de comunicação, desenvolvimento de software, ciência de dados e sistemas e ciber-segurança. As principais empresas de Telecomunicações e Telefonia são a Vodacom Moçambique, Tmcel e Movitel
Indústria: De forma geral, na indústria o engenheiro informático trabalha com a automação de processos, análise de sistemas e manutenção de hardware. Incluindo funções tradicionais de desenvolvimento de software e ciência de dados. As principais áreas industriais são Mozal, Cervas de Moçambique (CDM), Sasol, Hidroéctrica de Cahora Bassa.
Educação: A educação é também um potencial empregador deste profissional, onde tem como objectivo formar técnicos médios nas áreas de electricidade e electrónica leccionando disciplinas tradicionais de programação, electrónica digital, sistemas de computadores e telecomunicações. E também pode leccionar técnicos superiores, bastando apenas ter uma pós gradução na área.
0 Comments
Enviar um comentário