O papel de uma universidade não consiste em transformar pessoas comuns em 'génios', e sim, em revelar os verdadeiros 'génios' entre os comuns.
Túlio Mércio

Universidade Eduardo Mondlane (UEM) é uma instituição pública de ensino superior moçambicana. É a mais antiga instituição de ensino superior em Moçambique, foi fundada no dia 21 de Agosto de 1962, pelo Decreto-Lei nº. 44530, sob a designação de Estudos Gerais Universitários de Moçambique. Em 1968, ascendeu à categoria de Universidade, sendo então designada por Universidade de Lourenço Marques. Depois da independência, a 1 de Maio de 1976, o Presidente Samora Moisés Machel atribuiu a esta Instituição o nome de Universidade Eduardo Mondlane, em homenagem ao relevante papel histórico representado em Moçambique pelo Doutor Eduardo Chivambo Mondlane. É ainda em sua homenagem que o dia 20 de Junho, data do seu nascimento, é comemorado como o Dia da Universidade Eduardo Mondlane.

Campus Principal UEM
Campus Principal UEM

A UEM é uma instituição dotada de personalidade jurídica gozando de autonomia científica, pedagógica, administrativa e financeira. Tendo concebido uma política que garanta a equidade de acesso a estudantes oriundos das diversas regiões do País e procurando manter e aumentar a presença feminina na instituição. Está presente nas províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Zambézia, e, através do ensino à distância, em todo o País e no estrangeiro.

O ingresso à UEM

Como o número de candidatos que deseja ingressar no ensino superior é maior que as vagas disponíveis, estes passam por um teste de selecção (exame de admissão). Apartir dos resultados obtidos no exame de admissão, a universidade selecciona os estudantes com as melhores notas e ainda usa factor idade e gênero, dando maior privilégio aos mais novos e candidatos de sexo feminino.

Para o estudante realizar o exame de admissão, deve ter a 12ª classe concluída ou nível médio do ensino profissional. A candidaturas acontecem nos meses de novembro e dezembro, após a publicação do edital no mesmo período.

Cursos

A Universidade Eduardo Mondlane ministra setenta e um (71) cursos de graduação, dos quais trinta e seis (36) são leccionados simultaneamente em regime diurno e pós-laboral e os restantes trinta e cinco (35), leccionados exclusivamente em regime laboral; sessenta e um (61) cursos de pós-graduação, dos quais quatro (04) são de doutoramento e os restantes cinquenta e sete (57) de mestrado, sendo que todos são leccionados em regime pós-laboral e 3 cursos a distância à nível de graduação. Distribuídas nas 11 faculdades e 6 escolas. Os cursos mais concorridos são a medicina, biologia aplicada, biologia e saúde, direito, administração pública, engenharia informática.

Reputação

A UEM é considerada de longe a melhor Universidade do país. No ranking mundial 2019-2020 que lista 2000 melhores universidades do mundo, coordenada por The Center for World University Rankings (CWUR), a UEM ocupa posição 1805.

No mercado de trabalho, os trabalhadores formados pela UEM, são considerados os mais competentes, na análise e proposta de soluções de problemas. Pela UEM, passaram muitas gerações de jovens que hoje desempenham funções e actividades nas mais diversas esferas da sociedade, a nível de governo, dos sectores sociais, económicos e de serviços, tanto no País como a nível internacional.