A ciência e a tecnologia tem como objectivo geral melhorar a vida do homem, facilitando assim diversas actividades realizadas no quotidiano. E para que isso aconteça, teorias são formuladas, experimentadas e colocadas em prática, e nós como humanos e usuários desses conhecimentos agradecemos a essas lendas que ficarão para história como grandes contribuintes no avanço científico e tecnológico.

Albert Einstein

1. Galileu Galilei (1564-1642): foi um físico Italiano, criador do método científico. Suas teorias serviram de inspiração às ideias posteriores de Isaac Newton. Galileu é amplamente conhecido por teorizar a lei da queda dos corpos, que diz quando dois corpos de massas diferentes, desprezando a resistência do ar, são abandonados da mesma altura, ambos alcançam o solo no mesmo instante.

2. Isaac Newton (1642 - 1727): físico inglês, famoso pelas suas três leis de movimento ( princípio da inércia, lei fundamental da dinâmica e lei de acção e reacção) e a Lei de Gravitação Universal. Descreveu os fenómenos ópticos: cor dos corpos, natureza da luz, decomposição da luz, desenvolveu o cálculo diferencial e integral. Foi o primeiro a construir um telescópio de reflexão, em 1668.

3. Nikola Tesla (1856 - 1943): físico e engenheiro sérvio, inventor da corrente alternada (AC), bem como sistema de fornecimento de electricidade em corrente alternada. Tesla descobriu o campo magnético rotativo, um princípio fundamental da física e da base de todos os dispositivos que usam correntes alternadas. Suas contribuições ajudaram para o desenvolvimento das tecnologias mais importantes dos últimos séculos, como da transmissão via rádio, da robótica, do controle remoto, do radar, da física teórica e nuclear e da ciência computacional.

4. Max Planck (1858-1947): físico Alemão, conhecido como criador da teoria quântica. Planck era professor de física na universidade de Munique e especialista em termodinâmica. Mas a sua maior conquista veio com sua teoria quântica que diz: a radiação é absorvida ou emitida por um corpo aquecido não sob a forma de ondas, mas por meio de quantum de energia.

5. Johannes Kepler (1571-1630): físico e astrónomo Alemão. Foi responsável pela elaboração ds Leis do Movimento Planetário, conhecidas como as três Leis de Kepler. 

6. Michael Faraday (1791-1867): físico e químico britânico. Suas contribuições à ciência vão desde as criações do motor eléctrico, do gerador eléctrico, do transformador e do dínamo. Suas descobertas englobam os princípios básicos da indução electromagnética, diamagnetismo e eletrólise.

7. James Maxwell (1831-1879): físico e matemático escocês. Estabeleceu a relação entre eletricidade, magnetismo e luz. Suas equações foram a chave para a construção do primeiro transmissor e receptor de rádio, para compreensão do radar e das micro-ondas.

8. Marie Curie (1867 - 1934): física polonesa. Sua maior contribuição para a ciência foi a descoberta da radioatividade e de novos elementos químicos. Juntamente com seu marido, descobriu os elementos rádio e do Polónio (batizado em homenagem à Polónia).

9. Paul Dirac (1902 - 1984): físico britânico. Fez contribuições fundamentais para o desenvolvimento da mecânica quântica e de electrodinámica quântica. A Equação de Dirac explicou o comportamento dos electrões, incluindo aqueles que viajam em velocidades relativísticas, e predisse a existência da antimatéria.

10. Ernest Rutherford (1871-1937): físico e químico britânico. Considerado o pai da física nuclear. Ele descobriu os raios alfa, beta e gama, estabeleceu as leis do decaimento radioactivo, previu a existência do neutrão. ele postulou a estrutura nuclear do átomo.

11. Arquimedes (288 a.C-212 a.C): matemático, filósofo, físico, engenheiro, inventor e astrónomo grego. O maior cientista dos tempos antigos, Arquimedes levou a matemática, a física e a engenharia a novos patamares. Ele criou as ciências físicas da mecânica e da hidrostática, descobriu as leis das alavancas e polias e descobriu um dos conceitos mais importantes da física – o centro de gravidade. Ele aplicou matemática avançada ao mundo físico e seus trabalhos sobreviventes inspiraram Galileu Galilei e Isaac Newton a investigar as leis do movimento.

12. Niels Bohr (1885 - 1962): físico Dinamarquês. Seus trabalhos contribuíram decisivamente para a compreensão da estrutura atómica e da física quântica. Foi um dos fundadores da chamada física da física atómica. Em 1913, ele propós um modelo para o átomo de hidrogénio baseado em conceitos preliminares da teoria quântica.

13. Erwin Schrödinger (1887-1961): físico austríaco, desenvolveu a equação que prevê a evolução de sistemas quânticos, uma das mais importantes equações da mecânica quântica.

14. Richard Feynman (1918-1988): físico norte-americano. foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da eletrodinâmica quântica, uma teoria que descreve a influência dos campos elétrico e magnético sob as partículas quânticas.

15. Albert Einstein (1879-1955): físico alemão, responsável pela explicação do efeito fotoeléctrico, pela criação das teorias de relactividade especial e geral, bem como o estabelecimento da relação entre massa e energia.