Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido.
Jim Brown

Logotipo UniSave

A Universidade Save (UniSave) é uma universidade pública moçambicana, com sede em Chongoene, província de Gaza, e com extensões em Maxixe e Massinga, na província de Inhambane. Ela surgiu como resultado da reforma do ensino superior no país em 2019, que resultou na dissolução e transformação da Universidade Pedagógica Sagrada Família (UniSaF) e na divisão das delegações de Massinga, Maxixe e Gaza da Universidade Pedagógica de Moçambique.

A UniSave oferece mais de 30 cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária em áreas como ciências sociais e letras, engenharia, ciências agrárias, ciências exatas e biológicas, entre outras. Entre os cursos de graduação oferecidos pela UniSave estão Administração, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Educação Física e Esporte, Enfermagem, Engenharia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia, Psicologia e Química.

A UniSave também oferece diversos programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado em diversas áreas do conhecimento, bem como cursos de extensão universitária, que são cursos de curta duração voltados para a atualização e aperfeiçoamento profissional, assim como para a formação cultural e social dos participantes.

O ingresso na UniSave é condicionado pela aprovação nos exames de admissão, que ocorrem no início de cada ano. A UniSave promove um ensino superior que forma técnicos superiores dotados de matéria pedagógica e didática para atuarem como professores, pesquisadores e contribuírem de forma criativa para o desenvolvimento de Moçambique.