Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?
Fernando Pessoa
O Aeroporto de Inhambane
O Aeroporto de Inhambane

Com uma área de 68 775 km2, a província de Inhambane situa-se no topo da região sul de Moçambique, limitada a norte pelas províncias de Sofala e Manica, a leste e sudeste pelo oceano Índico e a sul e oeste pela província de Gaza.

História

A província de Inhambane foi formada a partir do distrito de Inhambane no período colonial. Histórias locais contam que quando os portugueses chegaram a actual cidade de Inhambane, como forma de recepção de boas vindas, os nativos falaram em língua local Bitonga “bhela ku nhumbane” que em português traduz-se em “entre adentro”, não entendendo a língua, os portugueses deduziram que os nativos tivessem dito algo do tipo “Inhambane” e assim chamaram o local de Inhambane que posteriormente veio a formar a província de Inhambane.

População

O censo realizado em 2007 indicou uma população de 1 271 818 residentes. Com uma área de 68 775 km2, a densidade populacional rondava os 18,49 habitante por km2. O censo recente de 2017 indicou uma população de 1 496 824 habitantes em uma área de 68 615km², a densidade populacional rondava os 21,8 habitantes por km². Quando ao género, 54.1% da população era do sexo feminino e 45,9% do sexo masculino. O censo de 2017 representa um aumento de 14,7% em relação aos residentes registados no censo de 2007

As etnias dominantes são os Língua Mátshwa, os Bitonga e os Chopi

Distritos

A província de Inhambane está dividida em 14 distritos, os 12 que existiam quando foi realizado o censo de 2007, mais os distritos de Inhambane e Maxixe, estabelecidos em 2013 para administrar as competências do governo central, e que coincidem territorialmente com os respectivos municípios: Funhalouro, Govuro, Inhambane, Inharrime, Jangamo, Mabote, Massinga, Homoíne, Maxixe, Morrumbene Panda, Vilanculos e Zavala.

Património

  • Catedral da Nossa Senhora da Conceição
  • Mesquita de Inhambane
Catedral da Nossa Senhora da Conceição
Catedral da Nossa Senhora da Conceição

Património Cultural

  • Museu de Inhambane

Turismo

Inhambane é um dos principais destinos turísticos do país, recebe vários turistas nacionais e estrangeiros. Os principais destinos da província de Inhambane são as praias de Tofo, Barra, Guinjata, Paindane,  Pomene, Murrungulo, Vilanculos, Bazaruto, Santa Carolina, Magaruque, Inhassoro, Nova Mambone e lagoas de Quissico.