Contar uma história significa levar as mentes no voo da imaginação e trazê-las de volta ao mundo da reflexão
Paulina Chiziane

Este livro conta uma história de Poligamia nos dias actuais versus no passado. Uma história de traições que gerou muitos filhos. Filhos oriundos de tantas relações de uma Poligamia informal (amantismo)

A primeira esposa, Rami, a oficialmente casada tentou a todo custo evitar as relações do seu marido com outras mulheres usando a força. Mas de nada valeu. A Rami teve que se aliar as amantes do seu marido. Que após reuniões familiares, o seu marido foi obrigado a casar tradicionalmente com todas elas, 5 ao todo.

Cada mulher tinha sua versão de como chegou a se unir com o Tony.

A dado momento, o Tony foi considerado morto pela sua família, depois de tee viajado com uma sexta mulher sem prévio aviso.

A família do Tony fez todas cerimónias que a tradição exige até ao *kutchinga* (levirato)

No final, as mulheres casadas fruto do amantismo foram para outros ares. O Tony ficou deprimido, doente. O que mostra claramente o quanto o homem é fraco quando é traído em relação a mulher

É uma obra muito interessante pois descreve a história moçambicana, do norte ao sul do país, os costumes dos povos, as tradições, os ritos de iniciação, a poligamia, o machismo, a luta pela igualdade de direitos por parte das mulheres, a colonização versus nossa tradição, a influência do islamismo nas famílias matrilineares no norte do país e a influência do cristianismo nas famílias patrilineares no sul do país.

Em nenhum momento a autora defende a Poligamia. Ela apenas descreve de como a nossa tradição, cultura e religião, cristianismo, islamismo trata a poligamia.

Retratar uma história contada pelos régulos não é estar a favor nem contra. Mas sim são ecos da nossa história.

Paulina descreveu como funcionava a Poligamia no passado e hoje em dia. Descreve como o cristianismo influenciou a poligamia

Algumas palavras que poderá conhecer

  • Lulas:  resultado do processo de alongamento das partes genitais da mulher;
  • Êxtase:  é a condição de quem está emocionalmente fora de si;
  • Noite de núpcias:  noite depois de casamento, lua de mel;
  • Mirones: espectadores curiosos ou indirectos;
  • Espólio: bens e obrigações deixados pelo falecido;
  • Levirato: é o costume de alguns povos que obriga um homem a casar-se com a viúva do seu irmão, quando este não deixa descendência masculina;
  • Luzidio: luminoso, brilhante;