Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes.
William Shakespeare

Crocodilos são animais encontrados principalmente na África, Ásia e Oceânia. Os crocodilos são animais carnívoros e não possuem predadores naturais, por se tratar de um animal de topo na cadeia alimentar. Mas onde a expressão "lágrimas de crocodilo" se encaixa?

A expressão "lágrimas de crocodilo" é comummente usada  tanto em falas da língua portuguesa, como em outros idiomas. "Lágrimas de crocodilo" é usada pra designar um “choro fingido”. A expressão tem origem na crença popular de que esse animal derrama lágrimas para atrair suas vítimas.

Dizer que determinada pessoa está chorando "lágrimas de crocodilo", significa que está fingindo um sentimento de tristeza.

Esta expressão surgiu a partir da observação do comportamento dos crocodilos na natureza.

Esses répteis, ao capturar uma presa, mordem-na com tanta força e comem-na sem mastigar, engolindo-a inteira.

Para isso, precisam abrir muito a boca, fazendo com que a sua mandíbula comprima as glândulas lacrimais, fazendo-o lacrimejar. Assim, o crocodilo parece chorar sempre que está devorando a sua caça.

A expressão surge da ideia do crocodilo aparentar chorar pela morte de sua caça, quando, na verdade, só está tentando saboreá-la o mais rápido possível. As lágrimas são mecânicas, ou seja, com total ausência de emoções ou sentimentos.

Uma pessoa que chora “lágrimas de crocodilo” é tida como hipócrita e aproveitadora, pois tenta ganhar a confiança das pessoas fazendo de conta que se importa com os problemas alheios, como se fosse um indivíduo altruísta, quando, na verdade, só está a pensar em si mesmo (egoísta).

Exemplo de frases:

Você fez mal a ela, agora de nada adiantam suas lágrimas de crocodilo.

Ele causou tantos problemas e chora lágrimas de crocodilo.

Esse choro não me convence, são apenas lágrimas de crocodilo.