Farinha do mesmo saco é uma expressão idiomática popular usada para expressar a ideia de que um conjunto de pessoas pertence a um mesmo grupo. Costuma significar que alguém é da mesma laia ou estirpe que outros, principalmente por compartilharem de mesmas características comportamentais.
Normalmente, essa expressão é utilizada em sentido de reprovação, para rotular indivíduos de caráter duvidoso. Desta forma, ao falar "farinha do mesmo saco" a intenção é insinuar que pessoas de má índole costumam estar sempre juntas de seus semelhantes.
Exemplo:
Em Mo;ambique os políticos parecem ser todos farinha do mesmo saco.
"Homines sunt ejusdem farinae" (São homens da mesma farinha, em latim) é a origem dessa expressão, utilizada para generalizar um comportamento reprovável.
A metáfora faz referência ao facto de a farinha de boa qualidade ser posta em sacos separados, para não ser confundida com a de qualidade inferior.
Assim, utilizar a expressão "farinha do mesmo saco" é insinuar que os bons andam com os bons, enquanto os maus preferem os maus.
Outra Curiosidade: Como falar farinha do mesmo saco em inglês?
Não existe uma tradução literal da frase em português para a língua inglesa. No entanto, os nativos desse idioma têm uma expressão idiomática que é usada de modo semelhante a versão portuguesa: tarred with the same brush.
0 Comments
Enviar um comentário