O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo.
Sócrates
O metical (MZN) é a moeda nacional da República de Moçambique. O nome da moeda, o metical, vem da palavra árabe mithqal , uma unidade de peso e um nome alternativo para a moeda de ouro dinar que foi usada em grande parte da África até o século XIX. A moeda foi introduzida em 1980, substituindo a moeda antiga escudo moçambicano. Desde então, ela tem sido utilizada como a principal forma de pagamento no país. Em 2006, o país reavaliou e reemitiu o "novo metical", sob o símbolo monetário MZN e retirou o primeiro metical, o MZM completamente em 2012, que já havia atingido a hiperinflação e foi considerado a moeda mais desvalorizada do mundo até agosto de 2005. Esta hiperinflação causou uma rápida desvalorização do MZM, resultando em uma nova emissão de notas em 2003 com denominações mais altas, atingindo até 200.000 e até 500.000 meticais.
|
Nota de 5.000,00 MT da família República Popular de Moçambique |
|
|
Nota de 100,00 MT da nova familia |
A moeda metical é emitida e regulada pelo Banco Central, o Banco de Moçambique, que tem como objectivo garantir a estabilidade da moeda e controlar a inflação. O Banco Central também tem o papel de assegurar a segurança das transações financeiras no país.
A forma plural de metical é "meticais". O metical moçambicano é dividido em 100 centavos e é representado pelos símbolos MTn ou MT. As notas em circulação são de 50, 100, 500 e 1.000 meticais, enquanto as moedas têm valores de 50 centavos, 1, 2,5, 10 e 20 meticais. A moeda metical é uma moeda flutuante, o que significa que o seu valor pode mudar diariamente em relação a outras moedas estrangeiras, como o dólar americano ou o euro. Essa flutuação é influenciada por uma série de factores, incluindo a situação económica do país, a política monetária do Banco Central e a demanda pelo metical no mercado internacional.
|
Moedas da nova família |
A moeda metical é usada em várias transações diárias, desde compras simples no mercado até grandes investimentos em sectores da economia. É importante destacar que a moeda metical tem um papel fundamental na economia de Moçambique, já que permite a circulação de bens e serviços e ajuda a alavancar o crescimento econômico do país.
Curiosidade: As notas actuais carregam a imagem de Samora Machel, Primeiro Presidente de Moçambique, após independência. Mas o que poucos sabem é que as notas antigas, da família da República Popular de Moçambique, as notas não só tinham a imagem de Samora Machel, cada nota carregava uma imagem diferente, na frente e no verso e dentre elas a nota de 1.000,00 MT na parte frintal, tinha a imagem do Professor Eduardo Chivambo Mondlane, o líder da luta pela independência de Moçambique e o primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO).
|
Nota de 1.000,00 MT da família da República Popular de Moçambique |
0 Comments
Enviar um comentário