Não sei o que sinto, não sei o que quero, não sei o que penso nem o que sou.
Fernando Pessoa

Que Filipe Nyusi é presidente da República de Moçambique. Já se sabe. O primeiro mandato de Nyusi teve início em 2015 após ter vencido as eleições gerais de 2014, e o seu segundo mandato teve início em 2020, com a conquista das eleições gerais de 2019. Confira connosco 10 curiosidade de Nyusi que você não sabe

1. Nyusi é natural da província de Cabo Delgado

O presidente Nyusi nasceu na província de Cabo Delgado, que ultimamente tem sido assolado pelo terrorismo desde 2018. Nasceu a 9 de fevereiro de 1959, em Namau, distrito de Mueda. E frequentou a Escola Secundaria da FRELIMO, em Mariri, onde concluiu o primeiro ciclo do ensino secundário.

2. Viveu na província de Sofala

Em 1982, concluiu o segundo ciclo, na Escola Secundaria Samora Machel, na cidade da Beira, província de Sofala.

3. Estudou na Universidade Eduardo Mondlane (UEM)

Embora não tenha concluído o curso. Nyusi frequentou por dois anos o curso de Engenharia Electrotécnica na Faculdade de Engenharia da UEM, largando o curso para estudar no Exterior.

3. Cursou Engenharia Mecânica na antiga Academia Militar de Brno (actual Universidade de Defesa), na Checoslováquia

Beneficiando de Bolsa de estudos para estudar no Exterior, Nyusi largou a Engenharia Electrotécnica na Faculdade de Engenharia da UEM para cursar Engenharia Mecânica na antiga Academia Militar de Brno (actual Universidade de Defesa), na Checoslováquia, onde lhe foi conferido título de mestre em Engenharia e galardoado com menção honrosa.

4. Estudou na Universidade Vitoria, em Manchester, no Reino Unido

Em 1999 fez a Pós-graduação em Gestão Sénior pela Universidade Vitoria, em Manchester, no Reino Unido

5. Tem histórico académico na India, Africa do Sul, Suazilândia e Estados Unidos da América

Em 2003, pela India Institute of Management (IMM), em Amadbad, Estado de Gujarat, na India, é certificado em Educação de Gestão. Outros cursos e estágios profissionais, de curta duração, na Suazilândia, África do Sul e Estados Unidos de América

6. Foi Professor

De 2002 a 2008, foi docente, em regime de tempo parcial, na Universidade Pedagógica em Nampula, no Departamento de Matemática.

7. Trabalhou na Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique

Entre 1992 e 1993 foi operário e assistente do Chefe de Serviço de Oficinas Gerais. De 1993 a 1995 exerceu a função de Director Ferroviário; De 1995 à 2007 Director Executivo do CFM-Norte. De 2007 a 2008 exerceu as funções de Administrador Executivo da Empresa Portos e Caminhos de Ferro de Maputo, no pelouro de Exploração Empresarial

8. Ministro da Defesa Nacional

Em 2008 é nomeado Ministro da Defesa Nacional

9. Presidente do clube Ferroviário de Nampula

De 1995 a 2005, Filipe Jacinto Nyusi foi Presidente do clube Ferroviário de Nampula. Em 2004, Filipe Nyusi levou o Clube Ferroviário de Nampula a conquista do título de campeão Nacional de Moçambique.

10. Testou positivo ao Covid-19

Em 3 de Janeiro de 2022 foi divulgado que o presidente e sua esposa estavam em isolamento sanitário depois de ambos terem testado positivo ao Covid-19.